CINEMA 5 (2014)

CINEMA PORTUGUÊS E FILOSOFIA
editado por Patrícia Castello Branco e Susana Viegas
PDF

 

Editorial: Portuguese Cinema and Philosophy [ENG.], 1-4   PDF 
Editorial: Cinema Português e Filosofia [PORT.], 5-8   PDF 
    Patrícia Castello Branco/Susana Viegas

Abstracts, 9-16   PDF 

 

ARTIGOS

The End of History Through the Disclosure of Fiction: Indisciplinarity in Miguel Gomes’s Tabu (2012), 18-47   PDF 
    Carolin Overhoff Ferreira

Thinking the Revolution in Alberto Seixas Santos’s Mild Manners and Gestures and Fragments, 48-64  PDF 
    Luís Trindade

Between Narcissism and Repression: The Castration of Female Desire in Portuguese Film – Julia Kristeva and Abjection, the 1974 Revolution, The Siege and Dina and Django, 65-84   PDF  
    Érica Faleiro Rodrigues

Apprendre chaque jour de nouveaux mots, de beaux mots: le cinéma de Pedro Costa comme scène politique d’une démonstration égalitaire, 85-98   PDF 
    Maria del Pilar Gavilanes

Ne Change Rien (2009): Time is Political, 99-112   PDF 
    Patricia Brás

Tabu: Time Out of Joint in Contemporary Portuguese Cinema, 113-126   PDF 
    John M. Carvalho

Coexistências nas Margens: Reflexões sobre Douro, Faina Fluvial a partir de Deleuze e Guattari, 127-139   PDF 
    Talitha Ferraz

Narrative Pedagogy on a Train, 140-156   PDF 
    Cam Cobb

Paulo Rocha no Cinema Português, 157-174   PDF 
    Carlos Melo Ferreira

Imagen y pensamiento en el videoarte portugués actual, 175-188   PDF 
    Luis Deltell/Jordi Massó Castilla

O Lugar da Voz na Construção do Espaço Documental Português: Morais, Mozos e Tocha, 189-205   PDF 
    Filipa Rosário

 

ENTREVISTA

“Cada filme, mesmo que o realizador não o tenha consciencializado, veicula uma determinada ideia de História”: Entrevista a Susana de Sousa Dias, 207-223   PDF
    by Nuno Lisboa/Susana Nascimento Duarte

 

RECENSÕES DE LIVROS

Cinema no Estado Novo: A Encenação do Regime, 225-229   PDF 
    Sofia Sampaio

O Contra-Plano da Morte: Espectres del Cinema Portuguès Contemporani. Història i Fantasma en les Imatges, 230-235   PDF 
    Nuno Crespo